• Escreva um parágrafo conciso e interessante para descrever o curso
  • Universidade Federal de SãoCarlos – UFSCar

    Programa de Pós-Graduaçãoem Gestão das Organizações e Sistemas Públicos – PPGGOSP

    2.º Semestre de 2013.

    Nível: Mestrado Profissional

    Obrigatória: Sim

    Área de Concentração: Gestão Pública

    Carga Horária: 90 Creditos: 6

    FORMAÇÃO DO ESTADO E DA BUROCRACIA PÚBLICANO BRASIL

    (5.ª feira à noite)

    Profa. Carolina Raquel D.Mello Justo

    1. Ementa e Objetivos

    O objetivo destadisciplina é analisar o processo de formação dos estados nacionais e adefinição de formas e funções do aparelho estatal moderno, em especial nocontexto brasileiro em seus momentos fundamentais: a) a construção dosmonopólios estatais, a centralização administrativa e a introdução daracionalidade burocrática pós 1930; b) a emergencia do nacionalismodesenvolvimentista e o modelo Burocrático Autoritário, c) democratização,Reforma do Estado (modelo gerencial-participativo) e as políticas públicasinclusivas. O curso deve também introduzir os alunos a algunsdos principais temas da gestão política e pública no Brasil contemporâneo, taiscomo Estado, política, democracia, relações intergovernamentais,presidencialismo e parlamentarismo, federalismo e políticas públicas.

    2. Conteúdo Programático

    I. Introdução:Formação dos Estados Nacionais

    II. Teorias doEstado: Contratualistas, Marxistas e o Estado Racional-Legal Weberiano

    III. Formação doEstado Brasileiro

    IV. Característicasda Burocracia Brasileira

    V. RelaçõesIntergovernamentais, Divisão de Poderes, Parlamentarismo e Presidencialismo , Federalismo, Descentralização, Intersetorialidade

    VI. Redemocratização e Reforma do Estado

    VII. Estado,Políticas Públicas e Cidadania no Brasil

    3. Procedimentos de Ensino:

    O curso será baseado emaulas expositivas, questionários, exercícios e discussão dos textos. Os alunos deverãoler previamente a bibliografia recomendada para cada aula, acompanhando o cursoatravés do programa entregue no primeiro dia de aula. O curso também contarácom a apresentação e discussão de textos pelos alunos (seminários).

    4. Atividades dosAlunos

    Leitura dos textosrecomendados previamente às aulas.

    Respostas a questionáriosde compreensão dos textos.

    Elaboração de questões paradiscussão em aula.Preparação e apresentação de seminários.Participação nosdebates em sala.Redação de textos escritos.

    5. Recursos (Humanos, técnicos e materiais):

    Projetor multimídia(datashow), notebook, moodle, retroprojetor, transparências, quadro e giz,livros, fotocópias.